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REGULAMENTO DA VII FEIRA CULTURAL DO IMA

Porto Alegre, 22 de junho de 2017

REGULAMENTO DA VII FEIRA CULTURAL DO IMA

“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”

 

1. Objetivos

1.Promover a aprendizagem colaborativa, valorizando a pesquisa, considerando a criatividade, e a capacidade argumentativa dos estudantes.

2.Favorecer o desenvolvimento da autonomia incentivando o trabalho em equipe, organização, e construção do conhecimento.

3.Disponibilizar espaço para a exposição e apresentação de projetos científicos desenvolvidos ao longo do ano nas diferentes disciplinas que venham ao encontro do Tema da Campanha da Fraternidade 2017: Biomas Brasileiros e defesa da vida.

 

2.      CRONOGRAMA DA VII FEIRA CULTURAL:

 

DATAS ATIVIDADE


                28 à 30/06 -         Divulgação das temáticas e orientadores.
                3 à 7/07 -             Inscrições dos grupos.
                12 à 14/07 -         1ª Orientação com o professor orientador.
                7/08 -                   Entrega da 1ª versão do projeto e do banner para o professor orientador.
                16/08 -                 Retorno do professor orientador das considerações sobre os projetos e banners.
                16 à 18/08 -         2ª Orientação com o professor orientador.
                25/08 -                 Entrega da versão final do projeto e do banner para o professor orientador.
                25/08 à 11/09 -   Pré banca com os orientadores em sala de aula.
                11/09 -                 Aprovação e liberação do banner para impressão.
                18 e 19/09 -         Entrega do banner pronto e do material para a exposição na coordenação.
                23/09 -                 VII Feira Cultural do IMA.
                25/09 -                 Registro da Feira (1º período de aula).
 

3.Divulgação das temáticas e orientadores

A partir do dia 28 será disponibilizada nos murais da escola uma listagem com os professores orientadores e as respectivas temáticas que cada um irá trabalhar na Feira. Desta forma, cada aluno deverá analisar e identificar qual temática irá querer pesquisar.

 

4.Composição dos grupos e inscrições

· Cada grupo deverá escolher uma temática para ser trabalhada e o respectivo professor orientador.

· Os grupos poderão ser formados somente por estudantes do 6º ao 9º ano.

· Cada grupo terá, no máximo, 6 integrantes e, no mínimo, 4.

· Os grupos serão formados com estudantes da mesma turma.

· Cada estudante poderá participar de um único grupo, e, cada grupo poderá inscrever um único projeto.

· Cada professor poderá orientar no máximo 5 grupos de alunos independentes.

· Cada grupo deverá ter um estudante responsável para fazer a inscrição do grupo na assistência com a Cristiana, seguindo o prazo estabelecido.

 

5. Orientação com o professor orientador

Teremos dois momentos já agendados para a orientação do grupo diretamente com o professor orientador. Será no turno da manhã, dentro do horário normal de aula.

 

6. Projetos e Banners

Temática Central: Biomas Brasileiros

·Cada grupo escolherá apenas um projeto para ser apresentado. O assunto deverá estar relacionado aos Biomas Brasileiros, tema que está sendo muito discutido em sala de aula em função da Campanha da Fraternidade 2017.

·O grupo deverá ter um professor orientador de acordo com a temática escolhida.

·O projeto e o banner deverão ser entregues por escrito para o professor orientador, seguindo o prazo estabelecido, para possíveis considerações.

·O retorno do professor será diretamente para o grupo, dentro do prazo previsto.

·Conforme data prevista na tabela acima, deverão ser entregues a versão final do projeto e do banner para o professor orientador.

·Referente ao banner, cada grupo deverá expor no dia da feira um banner com as principais informações sobre o projeto, seguindo a estrutura padrão: tamanho 60cm X 90cm, respeitando totalmente o layout enviado pelo professor. Antes da impressão do banner, o grupo deverá ter a aprovação e liberação do professor orientador, seguindo os prazos estabelecidos.

·A confecção (impressão) e os custos do banner são de inteira responsabilidade dos grupos.

·O material necessário para a exposição do trabalho deverá ser entregue na assistência, devidamente identificado, respeitando o prazo estabelecido.

 

7. Apresentação dos trabalhos

·A exposição dos trabalhos, para o público em geral, acontecerá no dia 23/09 das 9h às 12h30min.

·No dia da exposição, os professores e o aluno coordenador de cada grupo deverão estar no local as 8h para a organização dos trabalhos em seus devidos espaços.

·Todos os grupos devem expor seus banners nas estruturas disponibilizadas pela escola.

·Todo e qualquer tipo de material necessário para as apresentações ficarão de inteira responsabilidade do grupo, como: notebook, câmera fotográfica, filmadora, DVD, etc.

·Não será permitido o uso de projetor multimídia, bem como qualquer equipamento de áudio que comprometa o desenvolvimento das demais apresentações.

·Não será permitida a exposição de cartazes sobre o projeto.

·Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Instituição.

·Ao final da exposição no dia 23/09, os grupos deverão realizar a retirada dos materiais e limpeza do seu espaço até as 13h.

·O grupo que se ausentar da exposição antes do horário previsto, apresentar atitudes de indisciplina ou não cumprir com as determinações dos itens citados neste regulamento terá a sua nota diminuída.

·Durante o horário de apresentação os alunos deverão permanecer junto ao trabalho, utilizando-se de rodízio para os afastamentos necessários, tais como: lanches, visitação de outros trabalhos, banheiro, etc. Pelo menos dois alunos deverão permanecer junto ao seu trabalho durante o horário de exposição.

·Para cada grupo será disponibilizado 1 mesa grande, 2 cadeiras e suporte para o banner.

 

8.Avaliação

·As notas referentes ao projeto apresentado na feira e a correção do registro da feira serão atribuídas pelo professor orientador no 3º trimestre, para todas as disciplinas.

·Todas as atividades desenvolvidas para feira serão avaliadas da seguinte forma: Projeto valerá 7,0 e registro da feira 3,0, sendo que o aluno ficará com a nota correspondente a soma desses dois itens em todas as disciplinas.

·O aluno que não participar de nenhum grupo de trabalho, perderá o direito de preencher o registro da feira, sendo-lhe atribuída a nota zero em todas as disciplinas.

 

9.Critérios de Avaliação
a) Avaliação do Projeto – vale 7,0

·Criatividade e relevância: Capacidade de organizar e expor seu trabalho de forma inovadora, respeitando um adequado aspecto visual do trabalho. Importância teórica e/ou pratica do trabalho em determinada disciplina. 1,0

·Organização: Recursos utilizados e espaços que facilitaram a compreensão do trabalho; participação e escala de apresentação dos componentes do grupo. 1,0

·Desempenho do aluno: Presença do aluno no dia da feira, domínio do conteúdo, postura, desenvolvimento e sequência lógica e conclusão coerente com o tema do trabalho. 2,0

·Pontualidade: cumprimento das datas estabelecidas no regulamento. 1,0

·Banner: exposição do banner impresso, aprovado pelo professor orientador, seguindo a estrutura padrão. 2,0

b) Registro da feira – vale 3,0

·A feira tem o objetivo de estimular o aluno a registrar o conhecimento adquirido no contato com os trabalhos apresentados na feira.

·Durante a realização da feira cada aluno deverá visitar todos os trabalhos e escolher um para coletar informações e elaborar o seu registro no dia 25/09 (segunda-feira no 1º período de aula).

·Previamente serão disponibilizadas aos alunos maiores informações sobre a elaboração do registro.

·O não comparecimento do aluno no dia 25/09, somente será justificado por atestado médico.

·Critérios de correção do registro:

 

6º ano - Carta pessoal
1. O texto está organizado visualmente (respeita margens, folha não amassada, paragrafação, letra legível)? (0,3)

2. Adequa a escrita à norma culta da Língua Portuguesa? (0,3)

3. Indica o local e a data? (0,3)

4. Pode-se perceber a quem o texto se dirige? (0,2)

5. Relata a apresentação de forma respeitosa e detalhada? (0,5)

6.Contextualiza e demonstra conhecer o assunto de que está falando?  (0,5)

7. Faz o encerramento/ a despedida e assina? (0,2)

8. Evidência, com clareza a análise de um único projeto? (0,2)

9. O texto apresenta sequência lógica (início, meio e fim) coesa e coerente? (0,3)

10. Número de linhas. (0,2)

 

7º ano - Resenha

1. O texto está organizado visualmente (respeita margens, folha não amassada, paragrafação, letra legível)? (0,3)

2. Adequa a escrita à norma culta da Língua Portuguesa? (0,3)

3. Identificação do projeto a ser resenhado, nome do evento e data de apresentação? (0,3)

4. Contextualiza a apresentação observada e o assunto abordado antes de analisá-los? (0,4)

5. Analisa a apresentação de forma respeitosa e científica? (0,3)

6. Apresenta seu próprio posicionamento sobre o  tema? (0,4)

7. Recomenda o assunto do projeto assistido para um público? (0,3)

8. O autor evidência, com clareza, a análise de um único projeto? (0,2)

9. O texto apresenta sequência lógica (início, meio e fim) coesa e coerente? (0,3)

10. Número de linhas. (0,2)
 

8º ano - Resenha

1. O texto está organizado visualmente (respeita margens, folha não amassada, paragrafação, letra legível)? (0,3)

2. Adequa a escrita à norma culta da Língua Portuguesa? (0,3)

3. Identificação do projeto a ser resenhado, nome do evento e data de apresentação? (0,3)

4. Contextualiza a apresentação observada e o assunto abordado antes de analisá-los? (0,4)

5. Analisa a apresentação de forma respeitosa e científica? (0,3) 

6. Apresenta seu próprio posicionamento sobre o  tema? (0,4)

7. Recomenda o assunto do projeto assistido para um público? (0,3)

8. O autor evidência, com clareza, a análise de um único projeto? (0,2)

9. O texto apresenta sequência lógica (início, meio e fim) coesa e coerente? (0,3)

10. Número de linhas. (0,2)

 

9º ano - Artigo de opinião
1. O texto está organizado visualmente (respeita margens, folha não amassada, paragrafação, letra legível)? (0,3)

2. Adequa a escrita à norma culta da Língua Portuguesa? (0,3)

3. O texto apresenta título opinativo? (0,3)

4. Contextualiza o assunto abordado e descreve a apresentação? (0,4)

5. Argumenta sobre a relevância do tema para o contexto social? (0,3)

6. Apresenta seu próprio posicionamento sobre o  tema? (0,4)

7. O autor evidência, com clareza, a análise de um único projeto? (0,2)

8. Analisa a apresentação de forma respeitosa e científica? (0,3)

9. O texto apresenta sequência lógica (início, meio e fim) coesa e coerente? (0,3)

10. Número de linhas. (0,2)

 
  

Disposições Gerais:

·Casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do evento.

 

10.  Dúvidas e maiores informações diretamente na coordenação e supervisão.

 

Desde já contamos com a participação de todos!

 Equipe pedagógica do IMA