HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no IMA...

IMA
Alunos refletem sobre o bullying

Os alunos do Turno Integral C, juntamente com a educadora Suamy Sejanes, tiveram um momento de reflexão.
Foi apresentado para os alunos duas maçãs (uma eles não haviam visto, mas já estava machucada. Não dava para perceber, as duas pareciam perfeitas). Falaram sobre as maçãs e os mesmos descreveram como as duas pareciam iguais. Ambas eram vermelhas, de tamanhos parecidos e suculentas.
Então, as maçãs foram cortadas. Aquela a que não havia sido xingada ou humilhada pelas pessoas, estava clara, fresca e suculenta. A outra que havia sido xingada e humilhada, estava ferida e toda molenga.
Nesse momento, os alunos realmente entenderam que o que viram dentro da maçã, os machucados, a moleza e os pedaços quebrados é o que acontece com cada um de nós quando alguém nos destrata com suas palavras ou ações.
Quando pessoas sofrem bullying, especialmente as crianças, elas se sentem péssimas por dentro e muitas vezes não mostram ou falam sobre como estão. Se não tivessem aberto a maçã, jamais iriam saber quanta dor foi causada a ela.
Concluíram que, diferentemente das maçãs, as pessoas têm a habilidade de fazer isso parar. Podendo ensinar que não é legal dizer coisas ruins para as outras pessoas e debateram sobre como isso faz elas se sentirem mal, quando ofendidas. Que eles podem ensinar uns aos outros a defender e impedir qualquer forma de bullying. Pois se isso acontecer cada dia mais, mais feridas irão acontecer dentro de alguém, se ninguém fizer nada para impedir o bullying.
A língua não tem ossos, mas é forte o bastante para partir um coração. Então, vamos todos tomar mais cuidado com as palavras, pois elas têm poder.
Após, leram o livro: Bullying na escola, exclusão do grupo. Onde falava sobre o que haviam visto com a maçã.
Foi um momento de muito aprendizado.