HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no IMA...

IMA
Shark Tank Ima – O empreendedorismo na sala de aula

Empreendedorismo, substantivo masculino, que tem como significado disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. A utilização do empreendedorismo na sala de aula estimula o pensamento inovador e prático e ainda, desenvolve nos alunos o pensamento crítico e criativo, porém vai além deste significado; pressupõe a realização do estudante por meio de atitudes de inquietação, ousadia e proatividade na sua relação com o mundo. Pode também ser definido como comportamento favorável ao crescimento pessoal e coletivo, desenvolvimento da capacidade de investigar e solucionar problemas e de tomar decisões, bem como, ter iniciativa e desenvolver a autonomia.

Os alunos do 9º ano do Instituto Maria Auxiliadora, mostraram-se empreendedores e inovadores através do desenvolvimento do projeto interdisciplinar Shark Tank Ima que aconteceu na escola durante os meses de abril, maio e junho deste ano. O projeto foi desenvolvido em diversas etapas, desde a criação, escolha do produto e análise do público alvo nas aulas de Matemática. Estudo de técnicas de persuasão e convencimento nas aulas de Língua Portuguesa. Visualização de episódios do programa que dá nome ao projeto, Shark Tank, para perceber as técnicas de convencimento dos empreendedores, estudo sobre logo, marcas e produtos e visualização do filme “The Founder” ( Fome de Poder) que mostra o início, crescimento e inovação da rede  de fast food Mcdonalds nas aulas de Língua Inglesa. Visitação à fábrica da Coca-Cola para a visualização de processos de criação e comercialização de um produto integrado ao estudo de Ciências. Cada uma destas etapas foi importante para a consolidação do projeto.

A culminância do projeto aconteceu no dia 09 de julho, dia em que os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seu produto para uma banca de investidores composta pela Diretora Grace Freitas Pinto, pela Diretora Institucional Irmã Iara Poff e pelo Diretor Administrativo Paulo Aguiar. Os investidores tiveram conhecimento dos produtos criados e questionaram os alunos quanto à escolha, desenvolvimento, custo e benefícios dos produtos apresentados levando em conta questões ligadas à inovação, sustentabilidade financeira e impacto positivo no dia a dia das pessoas.

Os produtos criados atenderam a diversos públicos nas áreas de estética, entretenimento e gastronomia.  Após a apresentação de cada grupo, os investidores sugeriram novas ideias para o aprimoramento do material apresentado visando o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos, incentivando o questionamento e possibilitando resoluções diferentes para problemas apresentados. O IMA acredita na importância de se pensar globalmente e agir localmente, compreendendo que a escola tem a função de formadora social, além da cognitiva. Sabemos que ao propor atividades como esta, ajudamos os alunos a aprender a se relacionar, a lidar com as pessoas e a perceber que diferentes visões são importantes para a composição de uma equipe e de uma comunidade melhor .